Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
17
SET

2025
Data de Início
17/09/2025
Data de Fim
17/08/2026
Horário
Laboral
Duração
1225 horas
Formandos Previstos
15
Vagas
15 Vagas
Tipo de Formação
Formação Presencial
Informação sobre a edição do curso Técnico/a da Juventude
Horário
Laboral
Duração
1225 horas
Dias
229
Início
17/09/2025
Fim
17/08/2026
Formandos Previstos
15
Nível Inicial
Nível 3
Nível Final
Nível 4
Sigla
EFA PRO
Local de Formação

Rua Doutor Francisco Sá Carneiro
4990-024 Ponte de Lima

GPS: 41.76183425,-8.5774885499999982
Área de Formação

Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Condições de Inscrição

Os cursos EFA PRO (Educação e Formação de Adultos) de nível 4 destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que não tenham uma qualificação profissional de nível IV e que pretendam obter dupla certificação (escolar e profissional). É necessário ter, no mínimo, o 12º ano de escolaridade para aceder a este curso.

Objetivos

Intervir na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não-formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

Objetivos Específicos

1 - Diagnosticar e analisar áreas de intervenção com e para jovens.
2- Colaborar na definição e gestão de recursos técnicos, logísticos, formativos e financeiros necessários para a realização de atividades juvenis, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços.
3 - Intervir no planeamento, organização, dinamização e avaliação de atividades de animação juvenil.
4 - Colaborar na elaboração e implementação de projetos de intervenção e desenvolvimento, de âmbito nacional e/ou internacional, destinados aos jovens.
5 - Intervir no desenvolvimento de campanhas de informação e comunicação, de âmbito nacional e/ou internacional, em temáticas da área da juventude.
6 - Promover a dimensão internacional da área da juventude, especialmente no espaço europeu, Ibero-americano e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Conteúdos Programáticos

Conhecimentos

Noções de:
- Diagnóstico e avaliação de situações sociais.
- Educação não-formal em Portugal e no mundo.
- Políticas e legislação da área da juventude.
- Direitos humanos, integração social e capacitação dos jovens

Conhecimentos de:
- Artes, expressão corporal, dramática, musical e plástica.
- Educação física, desporto e equipamentos desportivos
- Segurança, saúde e primeiros-socorros.
- Métodos e técnicas formativas e informativas.
- Tecnologias de informação e comunicação.
- Gestão associativa.
- Elaboração e desenvolvimento de projetos.
- Projectos e programas de cooperação internacional na área da juventude.
- Educação para o desenvolvimento.
- Gestão de equipas pedagógicas.

Conhecimentos aprofundados de:
- Técnicas de animação, incluindo jogos pedagógicos e dinâmicas de grupo.
- Técnicas de comunicação, oral e escrita.
- Intervenção e desenvolvimento comunitário.
- Organização de eventos.
- Planeamento e desenvolvimento de atividades de tempos livres.
- Organização internacional e a cooperação na área da juventude.

Aptidões:
- Aplicar métodos e técnicas de diagnóstico de situação e análise das reais necessidades dos jovens, especialmente no domínio da educação não-formal.
- Identificar e encaminhar situações potenciais de risco, em cooperação com os demais atores da área da/o juventude/terreno.
- Aplicar métodos e técnicas participativas e de envolvimento dos jovens.
- Aplicar técnicas de pesquisa com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas.
- Aplicar técnicas básicas de gestão de recursos humanos.
- Utilizar ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, na ótica do utilizador.
- Aplicar metodologia de projeto.
- Aplicar metodologias e técnicas pedagógicas, em particular de índole não-formal, na intervenção com jovens.
- Elaborar candidaturas a programas e iniciativas para jovens.
- Aplicar técnicas de animação adequadas a cada contexto, grupo e indivíduos.
- Dinamizar campanhas de informação e comunicação em temáticas da área da juventude.
- Aplicar técnicas de comunicação na divulgação pública de resultados sobre matérias ligadas à juventude.
- Aplicar as normas de segurança e saúde e as técnicas básicas de primeiros socorros.
- Criar, gerir e dinamizar associações de jovens.
- Utilizar o desporto para o desenvolvimento de atividades de educação não-formal.
- Aplicar estratégias de combate ao isolamento e de integração social de jovens.
- Aplicar os mecanismos obrigatórios de funcionamento formal de uma associação.
- Aplicar técnicas de organização de espaços, materiais e equipamentos.
- Promover e mediatizar eventos.
- Apoiar a construção de políticas públicas, nacionais e internacionais, para a área da Juventude.
- Aplicar técnicas de dinamização e desenvolvimento de projetos de cooperação internacional na área da juventude.
- Aplicar técnicas de desenvolvimento e apoio de iniciativas em prol da paz, direitos humanos e diálogo intercultural.
- Organizar intercâmbios de jovens.
- Exprimir-se oralmente e por escrito de forma a facilitar a comunicação com interlocutores nacionais e estrangeiros.
- Acompanhar percursos juvenis e tutoria.
- Promover o conhecimento e informar os jovens acerca da importância de assuntos transversais ao seu interesse ou com impacto na sua faixa etária.

Atitudes:
- Demonstrar capacidade de avaliação e aperfeiçoamento de qualidade, tendo em vista a melhoria contínua.
- Trabalhar em equipa.
- Demonstrar empatia, inteligência emocional e competências sociais.
- Apoiar o desenvolvimento da confiança, conhecimento e pensamento crítico nos jovens.
- Promover a participação dos jovens através da ação, aprendizagens coletivas e educação por pares.
- Adequar a sua intervenção aos indivíduos e grupos alvo de atuação.
- Promover competências no âmbito das relações interpessoais, da igualdade de género, da inclusão e dos direitos humanos.
- Promover a utilização consciente e segura das novas tecnologias de informação e comunicação.
- Apoiar os jovens, facilitando a sua afirmação num mundo em permanente mudança, quer no plano nacional, quer internacional.
- Potenciar uma abordagem de gestão do conflito em direção a soluções pacíficas.
- Promover a interação e o diálogo intercultural e multicultural nos jovens.
- Desenvolver processos de liderança.
- Estimular a educação para o desenvolvimento.

Avaliação

a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Os critérios a utilizar deverão ser:
A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a.
O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.