ConhecimentosNoções de:- Diagnóstico e avaliação de situações sociais.- Educação não-formal em Portugal e no mundo.- Políticas e legislação da área da juventude.- Direitos humanos, integração social e capacitação dos jovensConhecimentos de:- Artes, expressão corporal, dramática, musical e plástica.- Educação física, desporto e equipamentos desportivos- Segurança, saúde e primeiros-socorros.- Métodos e técnicas formativas e informativas.- Tecnologias de informação e comunicação.- Gestão associativa.- Elaboração e desenvolvimento de projetos.- Projectos e programas de cooperação internacional na área da juventude.- Educação para o desenvolvimento.- Gestão de equipas pedagógicas.Conhecimentos aprofundados de:- Técnicas de animação, incluindo jogos pedagógicos e dinâmicas de grupo.- Técnicas de comunicação, oral e escrita.- Intervenção e desenvolvimento comunitário.- Organização de eventos.- Planeamento e desenvolvimento de atividades de tempos livres.- Organização internacional e a cooperação na área da juventude.Aptidões:- Aplicar métodos e técnicas de diagnóstico de situação e análise das reais necessidades dos jovens, especialmente no domínio da educação não-formal.- Identificar e encaminhar situações potenciais de risco, em cooperação com os demais atores da área da/o juventude/terreno.- Aplicar métodos e técnicas participativas e de envolvimento dos jovens.- Aplicar técnicas de pesquisa com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas.- Aplicar técnicas básicas de gestão de recursos humanos.- Utilizar ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, na ótica do utilizador.- Aplicar metodologia de projeto.- Aplicar metodologias e técnicas pedagógicas, em particular de índole não-formal, na intervenção com jovens.- Elaborar candidaturas a programas e iniciativas para jovens.- Aplicar técnicas de animação adequadas a cada contexto, grupo e indivíduos.- Dinamizar campanhas de informação e comunicação em temáticas da área da juventude.- Aplicar técnicas de comunicação na divulgação pública de resultados sobre matérias ligadas à juventude.- Aplicar as normas de segurança e saúde e as técnicas básicas de primeiros socorros.- Criar, gerir e dinamizar associações de jovens.- Utilizar o desporto para o desenvolvimento de atividades de educação não-formal.- Aplicar estratégias de combate ao isolamento e de integração social de jovens.- Aplicar os mecanismos obrigatórios de funcionamento formal de uma associação.- Aplicar técnicas de organização de espaços, materiais e equipamentos.- Promover e mediatizar eventos.- Apoiar a construção de políticas públicas, nacionais e internacionais, para a área da Juventude.- Aplicar técnicas de dinamização e desenvolvimento de projetos de cooperação internacional na área da juventude.- Aplicar técnicas de desenvolvimento e apoio de iniciativas em prol da paz, direitos humanos e diálogo intercultural.- Organizar intercâmbios de jovens.- Exprimir-se oralmente e por escrito de forma a facilitar a comunicação com interlocutores nacionais e estrangeiros.- Acompanhar percursos juvenis e tutoria.- Promover o conhecimento e informar os jovens acerca da importância de assuntos transversais ao seu interesse ou com impacto na sua faixa etária.Atitudes:- Demonstrar capacidade de avaliação e aperfeiçoamento de qualidade, tendo em vista a melhoria contínua.- Trabalhar em equipa.- Demonstrar empatia, inteligência emocional e competências sociais.- Apoiar o desenvolvimento da confiança, conhecimento e pensamento crítico nos jovens.- Promover a participação dos jovens através da ação, aprendizagens coletivas e educação por pares.- Adequar a sua intervenção aos indivíduos e grupos alvo de atuação.- Promover competências no âmbito das relações interpessoais, da igualdade de género, da inclusão e dos direitos humanos.- Promover a utilização consciente e segura das novas tecnologias de informação e comunicação.- Apoiar os jovens, facilitando a sua afirmação num mundo em permanente mudança, quer no plano nacional, quer internacional.- Potenciar uma abordagem de gestão do conflito em direção a soluções pacíficas.- Promover a interação e o diálogo intercultural e multicultural nos jovens.- Desenvolver processos de liderança.- Estimular a educação para o desenvolvimento.